Cogumelos shitake em massa filo

Para 4 pessoas:

- 200g de cogumelos shitake
- 1 embalagem de massa filo (a receita original sugere massa folhada)
- Folhas de espinafres
- 4 dentes de alho
- Queijo de Castelo Branco (alguns pedaços de queijo curado e outros de queijo amanteigado. A receita original sugere Chévre)
- Azeite, sal, pimenta e algumas gotas de vinagre balsâmico
- Oregãos
- Fatias finíssimas de presunto (opcional. Para um prato vegetariano retire o presunto e substitua o queijo por outro mais salgado)



Tradicional
Parta os cogumelos em pedaços grandes e refogue com o azeite, o alho e o espinafre. Tempere com pouco sal e alguma pimenta.

Bimby
Parta os cogumelos em pedaços grandes e refogue em azeite, alho e espinafre 10 min/Vel.1/Varoma/colher inversa.

Num pirex, coloque uma folha de papel vegetal e por cima a massa (um rectângulo com várias folhas sobrepostas). Faça um corte a toda a volta, para criar uma borda de cerca de 1 cm. Disponha os cogumelos já refogados com o alho e os espinafres, com o cuidado de não colocar algum líquido que se tenha formado. Esfarele o queijo e rasgue o presunto.
Coloque esta mistura por cima dos cogumelos. Salpique com gotas de vinagre e oregãos. Leve ao forno quente durante 15 minutos.

Fonte: Esta receita foi retirada da embalagem dos cogumelos.

Nota: Pode cortar a massa filo e adaptá-la à medida do pirex. Pode fazer cestinhos individuais ou um rectângulo grande que depois pode cortar ao servir.